quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Entrevista

Olá Amigos!!
    Hoje quero trazer até vocês uma história pra lá de emocionante, uma história que realmente mostra O Outro Lado da Política praticado por uma equipe de anjos, uma política linda, solidária, amiga, doadora, a política do bem. Hoje quero compartilhar com vocês a história da Natália Pena e de sua equipe.
    Natália Pena Santiago, tem 28 anos, é natural de Pindamonhangaba, casada, sem filhos e apesar da profissão que exerce com muito amor, é formada em uma área totalmente diferente, é formada em Engenharia Elétrica.
   Natália dedica todo seu trabalho, seu amor e carinho em prol dos animais cruelmente abandonados nas ruas. Cansada de ver tanto abandono, ela não hesitou e junto com um grupo de amigos e voluntários e criou a Associação Centopeia que tem o objetivo de recolher os animais abandonados, cuidar deles e depois promover sua adoção através de feiras promovidas pela entidade que é 100% mantida com a ajuda de doação de rações, medicamentos e vendas de camisetas da Associação para levantar recursos para pagar veterinários parceiros que cobram um valor pouco menor nos atendimentos aos animais da Associação Centopeia que hoje é administrado pela Angelica.
    No começo deste ano, nosso Prefeito Vito Ardito Lerário convidou Natália para ser a Administradora do abrigo de animais, mais conhecido como ' MATADOURO '. Ela aceitou e desde então vem revolucionando o abrigo que existe ha 13 anos e hoje é somente conhecido como AMA ( Abrigo Municipal de Animais ), um lugar onde o amor e o carinho pelos animais fala mais alto, eu estive pessoalmente visitando o abrigo e pude testemunhar quanto amor há naquele local, Natália deu nome a todos os cães e gatos do abrigo, trata a todos com o mesmo carinho, com o mesmo amor, é de pessoas assim que aqueles animais precisam, se sentir amados, sentir que eles tem um nome, uma identidade, que alguém olha nos olhos deles e os chamam de meu amor, fala que ele é lindo mesmo que tenho só 2 ou 3 patas, mesmo com orelhas amputadas, mesmo sarnentos, machucados, atropelados, de tudo isso, a dor que mais dói neles é o abandono, e quando eles encontram alguém que se importa com eles, qualquer outra dor torna-se pequena demais diante de tanto amor que o coraçãozinho deles tem pra nos dar incondicionalmente. Eu me emocionei com o que eu vi no abrigo, com o amor que irradia por lá tanto da Natália como de funcionários. Eu convido a vocês a visitar o abrigo a ver de perto o que é praticar a política com amor, se você tem um coração dentro de você que comove com o olhar de gratidão de um cão, eu convido a vocês a conhecer o AMA, e se você tiver condições, adote um animal, o amor que ele vai te dar será intenso e incondicional. Aqui está uma entrevista com esse Anjo da Guarda dos animais chamada Natália Pena.

 Jayne: O que é a Associação Centopeia?
 Natália: A centopeia, é uma associação de amigos que amam os animais e decidiram se unir em prol dos mesmos, todos são voluntários, e decidiram dedicar um pouco do seu tempo livre em prol da causa.
 Jayne: Como surgiu a ideia de criar a  Centopeia?
 Natália: Vimos no ano passado a necessidade desta união, já que cada um fazia um pouco, decidimos nus unir pra poder fazer mais, na 1° reunião uma centopeia andava pra la e pra cá na sala, e todos preocupados em não pisar no bichano, sem duvida ali o nome da associação foi decidida, a centopeia, ainda não tem seus documentos oficializados, não ligamos muito para isso, nosso foco realmente é os animais independentes de papel ou de qualquer outra coisa.....porem tudo é muito bem organizado, com prestação de contas, e outros.
 Jayne: Quais são os maiores desafios enfrentados pela equipe?
 Natália: Sem duvida os maiores desafios, são as pessoas que infelizmente ainda veem os animais como objetos, e passam todas as responsabilidades para os protetores de animais, e acham que temos a obrigação de exercer as responsabilidades que seriam deles para com seus animais, e que não entendem que fazemos por amor, porem voluntário, também temos quintal pequeno, não somos ricos, simplesmente somos pessoas que acreditamos em uma coisa, e lutamos por ela....mas também somos humanos e temos nossas necessidades e atividades alem dos cuidado dos animais....
 Jayne: Como surgiu a parceria com a Prefeitura? (AMA)
 Natália: Diante do trabalho da centopeia no ano passado, tive a oportunidade de vir trabalhar no ama (como já te contei...rs) e assim sem duvida se formou a parceria em prol dos animais, um sonho que a equipe da centopeia tinha desde o começo, pois acreditamos que unidos somos muito mais fortes...
 Jayne: A população tem uma ideia de que ainda existe o matadouro de cães. O que mudou? Como é o trabalho de voceis frente a AMA hoje?
 Natália: Sim a população tem esse ideia de matadouro, porem não é essa a real historia, no passado sim as instalações do AMA, funcionava o matadouro municipal, e as instalações foram adaptadas para virar um abrigo de animais em 2000, porem sem um equipe decidida a mudar a visão da população o Abrigo permaneceu, sendo conhecido como o matadouro, até porque se sabe de muitas historias, tristes com relação ao lugar. Porem este ano com a nova gestão na prefeitura, e com a entrada de uma nova equipe no abrigo, o abrigo, está deixando de ser o matadouro, e se transformou no AMA- Abrigo Municipal de Animais, e estamos lutando para que a visão da população mude, porem não só deixe a responsabilidade com o AMA, tentamos fazer com que a população mude também seus pensamentos com relação aos animais,... realizamos trabalho de conscientização nas escolas, nos eventos da prefeitura como Pinda em cena, Nosso bairro. O AMA, realiza feiras de adoção de animais e com a ajuda da centopeia divulga os animais para adoção na internet. Recolhemos os animais de rua, que são cuidados pelo nosso veterinário e somente com o aval dele de que o animal esta saudável, castrado e vacinado ele pode ser doado. Recolhemos também animais de grande porte que ficam soltos nas ruas, evitando assim acidentes graves. também o AMA, passou por uma reforma, jardim, canil, área de sol para os cães, gatil, cerca em volta, sala de cirurgia, e outras....
 Jayne: Natália, não dá para encerrar sem falar do caso do Instituto Royal, qual sua opinião sobre o assunto?
 Natália: Minha posição com relação a uso de animais em testes é clara, sou contra, concordo que os testes são necessários,mais existem outras formar de se fazer isto, e já são comprovamos que na maioria das vezes mais eficientes dos que os testes em animais.

Jayne:  Quero te agradecer pela oportunidade de mostrar o trabalho de voceis e deixar o Blog a sua disposição para divulgar um trabalho tão bonito que traduz O Outro Lado da Política feito por Natalia Pena.

Se você quiser conhecer o AMA ele se encontra :
 Estrada Municipal do Maçaim s/numero, Maçaim.
Telefone: (12) 3648-2959
De segunda á sexta-feira das 9h ás 16h.
abrigodeanimais@pindamonhangaba.sp.gov.br

Um abraço,

Jayne Benitez




2 comentários:

  1. Belíssima matéria, realmente essa equipe promove um lado digno da política, um lado que talvez as pessoas não conheçam e não não se preocupam em conhecer, mais é assim que a gente muda um país, é promovendo o bem, seja a um ser humano ou a um animal, é sendo voluntário, é amenizando a dor do próximo, criticar, reclamar não resolve nada, mudanças só se concretizam com atitudes. Parabéns a Natália e a sua equipe tanto do AMA quanto da Centopéia, como disse a Jayne, voceis são uma equipe de Anjos da Guarda preparados pra amenizar a dor desses pequenos peludinhos que vê em voceis uma ponta de esperança para o coraçãozinho dilacerado deles.
    Andréia Benitez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!! Essa materia realmente nos mostra que existe sim um Outro Lado da Politica!! Bjs

      Excluir